Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Vochysia rotundifolia Mart. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 20-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Danielli

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Gustavo Shimizu


Justificativa

Espécie endêmica dos Campos Rupestres do estado de Minas Gerais, é restrita aos arredores da Serra do Cipó, em suas porções localizadas nos municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas e Santana de Pirapama (Shimizu & Yamamoto, 2012; Gonçalves; CNCFlora, 2013). É bem distribuída em toda a Serra do Cipó, bem como ao município de Diamantina, mas não abundante, mas não abundante, ocorrendo sempre em pequenas subpopulações (Shimizu & Yamamoto, 2012). Apresenta EOO de 2.383,69 km² e AOO estimada em 32 km², e está sujeita a cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do hábitat e o constante declínio da sua EOO e AOO, em consequência do aumento na frequência de incêndios, da pecuária, da invasão de espécies exóticas e da mineração (MMA/ICMBio, 2009b; Câmara Municipal de Diamantina 2009; Azevedo & Araújo, 2011). Iniciativas de controle e monitoramento das ameaças incidentes, bem como a elaboração de um plano de ação voltado à sua conservação são necessárias, a fim de evitar que figure em um grau de ameaça de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Vochysia rotundifolia Mart.;

Família: Vochysiaceae

Sinônimos:

  • > Vochysia cipoana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Mart. - Nov. Gen. Sp. Pl. (Martius) i. 140. t. 83. É caracterizada pelos ramos subcilíndricos, virgados, e principalmente pelas folhas geralmente orbiculares de margem revoluta (Shimizu; Yamamoto, 2012). Está proximamente relacionada a V. pygmaea, com a qual compartilha hábito subarbustivo ou arbustivo e verticilos 3-meros (raramente 4-5-meros em V. pygmaea). Distingue-se pela lâmina foliar orbicular ou amplamente oval, margem foliar geralmente revoluta e o cálcar cilíndrico, que varia de 7 mm a 10 mm compr., ao passo que em V. pygmaea a lâmina foliar é elíptica, elíptico-oboval a oboval, às vezes oblonga, a margem foliar é sempre plana e o cálcar tem 4 mm a 5 mm compr., com formato subcônico (Shimizu & Yamamoto, 2012).

Dados populacionais

É bem distribuída em toda a Serra do Cipó, mas não é abundante, ocorrendo sempre em pequenas subpopulações (Shimizu & Yamamoto, 2012).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (França, 2013), onde foi coletada no município de Diamantina, no Salto Cristal (G. Hatschbach 51222), São João da Chapada (H.S. Irwin et al. 28375) e Biribiri (G. Hatschbach et al. 36501). Coletada também na Serra do Cipó, nos municípios de Santana do Riacho (J.R. Pirani et al. 5014), Jaboticatubas (A.B. Joly et al. 2966), Morro do Pilar (G.H. Shimizu et al. 61) e Santana de Pirapama (V.C. Souza et al. 32701).

Ecologia

Subarbusto ou arbusto de ocorrência no Cerrado (França, 2013). Encontrada em Campos Rupestres, em regiões de solo rochoso (G. Hatschbach 51222).

Reprodução

Há registros de coletas em flor nos meses de fevereiro, março, abril, maio, julho e agosto. De fruto, há registro em fevereiro, maio e julho. O fruto é cápsula loculicida com sementes aladas (Shimizu, com. pess.).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade low
Detalhes O turismo é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Parque Nacional da Serra do Cipó e do município de Diamantina. Muitas vezes, contudo, é realizado de maneira desordenado e sem fiscalização, sendo assim considerado uma atividade conflitante para a conservação da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes O uso do solo para o desenvolvimento da pecuária e estabelecimento de pastagens é uma das principais ameças para os objetivos propostos para o Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade low
Detalhes O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no interior da Unidade e arredores (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes A coleta de plantas é uma das atividades conflitantes apresentadas pelo Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O garimpo foi uma das principais atividades econômicas do município de Diamantina-MG. Houve uma diminuição devido a criação de uma legislação adequada no município, porém a mineração não foi totalmente extinta (Câmara Municipal de Diamantina).

9.4 Garbage & solid waste
Incidência local
Severidade low
Detalhes A degradação da vegetação e o lixo são problemas ambientais existentes no município de Diamantina (Azevedo & Araújo, 2011).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipóe no Parque Estadual do Biribiri, no estado de Minas Gerais (Shimizu, com. pess.).

Referências

- FRANÇA, F. 2013. Vochysiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB33309). Acesso em: 21 de ago de 2013.

- FRANÇA, F. Vochysiacear. In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- MMA/ICMBio. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. 2009. Acessado em: 03 set. 2013.

- AZEVEDO, A.A.; ARAÚJO, H.R. Processo de Estruturação da Gestão do Uso Público da Gruta do Salitre, Diamantina, Minas Gerais. 31º Congresso Brasileiro de Espeleologia. Anais… Ponta Grossa, PR – Sociedade Brasileira de Espeleologia (SEB). 201-208. Disponível em <http://www.sbe.com.br/anais31cbe/31cbe_201-208.pdf> ., 2011.

Como citar

CNCFlora. Vochysia rotundifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Vochysia rotundifolia>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 05/12/2014 - 18:18:10